quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Tipos de Lentes de Contato

Existem básicamente dois tipos de lente de contato:
As rígidas gás permeáveis ou não, gelatinosas ( hidrofílicas). Atualmente também dispomos de um tipo que combina um centro rígido e a periferia gelatinosa, indicado em casos especiais. O tempo de uso de cada tipo de lente depende da orientação do Oftalmologista.
A escolha da lente de contato depende, primeiramente, de seu distúrbio visual, mas deve-se considerar também hobbies, atividades profissionais, freqüência de uso e o tempo disponível para cuidados com as lentes.

Lentes Rígidas: 
São mais duráveis. Mais fáceis de limpar.Corrigem quase todos os tipos de graus. Podem ser utilizadas simultaneamente com a maioria dos colírios. Pode haver desconforto nos primeiros dias de uso. São mais fáceis de deslocar. Permitem a entrada de partículas sob a lente com mais facilidade. Podem lascar ou riscar durante o manuseio indevido.


Lentes Gelatinosas ou hidrofílicas:
De uso diário, de uso prolongado, bifocais , multifocais e tóricas. 
São confortáveis desde o primeiro dia de uso. Raramente são percebidas no olho. Raramente deslocam. Adequadas para praticar esportes. Dificilmente entram partículas debaixo da lente. Disponíveis na forma descartável. A limpeza deve ser mais rigorosa.

Menor nitidez nos casos de astigmatismo alto. Podem apresentar problemas, se usadas com certos medicamentos. Maior facilidade na formação de depósitos e contaminações. Podem rasgar ou partir com o uso indevido.

Para Condições Especiais

As lentes de contato não servem para todos. Algumas pessoas têm condições que torna mais difícil o uso de lentes e outras pessoas não podem usá-las de jeito nenhum. As lentes de contato não são recomendadas para pessoas que:
·       têm um histórico de infecções na córnea
·       trabalham em uma indústria em que estão expostas a fumaças químicas, pó ou sujeira
·       têm alergias aos produtos de higiene da lente
·       são diabéticas
·       têm menos de nove anos de idade
Muitas pessoas com a síndrome do olho seco não conseguem usar as lentes de contato regulares, pois elas secam no olho muito rapidamente. As lentes flexíveis contêm muito pouca água e funcionam melhor para pessoas com essa condição, pois não secam tão rapidamente quanto as lentes normais. Há também certas marcas, como as Proclear Compatibles, que foram criadas especificamente para pessoas com olhos secos.

Pessoas com ceratocone tem um afinamento da córnea que provoca uma saliência em forma de cone. Uma lente de contato rígida e permeável ao gás é mais eficiente para pessoas com essa condição, pois ela fica fixa na córnea. As pessoas com córneas extremamente distorcidas precisam de uma técnica de adição de lentes, na qual elas usam duas lentes em cada olho. Uma lente flexível fica bem em cima da córnea e uma lente permeável ao gás é colocada em cima dela.
A conjuntivite papilar gigante é uma condição inflamatória em que os olhos secretam proteínas. As lentes de contato flexíveis tendem a não funcionar bem para pessoas com GPC, pois as proteínas são depositadas nas lentes de seus olhos e os tornam embaçados. Lentes de contato descartáveis diárias podem funcionar melhor, pois as proteínas não têm tempo suficiente para se acumularem. Lentes rígidas e permeáveis ao gás também podem funcionar, pois as proteínas não tendem a ficar nelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário