quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Inventando a Lente de Contato

As lentes de contato podem parecer uma invenção moderna, mas a idéia existe a centenas de anos. O artista e inventor Leonardo da Vinci rascunhou um conceito para melhorar a visão com lentes de contato em 1508, e o filósofo Rene Descartes sugeriu um conceito semelhante em 1632. Thomas Young levou a idéia um pouco além, em 1801, criando um tubo de vidro cheio de água conectado a lentes finas e colocou em seus próprios olhos.
Uma lente de contato possível de ser usada não foi feita até o final do século XIX, no entanto. O astrônomo inglês Sir John Herschel teve a idéia de fazer um molde do olho para que as lentes se adequassem à superfície dos olhos. Foi em 1887, no entanto, que um médico alemão chamado Adolf Eugen Fick criou a primeira lente de contato que conseguia corrigir a miopia e a hipermetropia. Ele testou suas lentes primeiramente em animais. Elas foram eficazes, mas cobriam todo o globo ocular e eram tão pesadas que quem usava, conseguia tolerar por apenas algumas horas. Em 1889, um insuflador de vidro nomeado F.A. Muller melhorou as lentes de vidro tornando-as mais finas e mais leves.
Em 1936, um optometrista de Nova Iorque de nome William Feinbloom lançou a idéia de incluir plástico para tornar as lentes usáveis. No entanto, as lentes ainda ficavam planas na córnea, que era desconfortável e não fornecia a melhor correção da visão possível. Em 1948, o oculista da Califórnia Kevin Tuohy começou a fazer lentes de contato completamente de plástico. Elas ainda eram maiores que a córnea, mas menores que as lentes anteriores.
As melhorias vieram com as lentes com forma mais semelhante à da córnea nos anos 50. Durante os anos 50 e 60, as lentes se tornaram menores e mais finas. Pela primeira vez essas lentes rígidas podiam ser usadas o dia todo, mas ainda eram desconfortáveis para algumas pessoas. As lentes flexíveis se tornaram disponíveis comercialmente nos Estados Unidos em 1971. Os anos 80 viram o lançamento das lentes de contato coloridas, das lentes descartáveis e das lentes de uso ampliado. De acordo com o FDA, 82% das pessoas que usam lentes de contato hoje usam as lentes flexíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário