quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Mau uso das Lentes de Contato

As lentes de contato são uma alternativa ao uso dos óculos e representam uma forma segura e eficiente de corrigir os defeitos da visão. Quando usadas de forma incorreta e inadequada, as lentes de contato podem causar complicações que incluem formas crônicas de irritação ocular, conjuntivite e lesões da córnea. Estas complicações podem limitar ou impedir o uso das lentes de contato, com repercussão sobre a visão final.

O brasileiro faz mau uso das lentes de contato. Os problemas começam com a compra feita sem prescrição médica e persistem na hora de limpar, guardar e trocar o produto. A constatação foi detectada em levantamento feito pelo Instituto Penido Burnier, do Hospital de Campinas, em São Paulo, especializado em olhos.
Os prontuários de pacientes que se queixavam de problemas oculares causados pelo uso de lentes de contato foram avaliados durante dois anos de pesquisa. Desses, 20% haviam sofrido alguma alergia decorrente do armazenamento incorreto e da falta de cuidados com a higiene, e outros 35% sofreram contaminação pelo contato da lente com cremes e maquiagem. Os 45% restantes não respeitavam o prazo de validade indicado e, às vezes, nem tiravam as lentes para dormir.
Renato Giovedi Filho, oftalmologista da Santa Casa de São Paulo, explica que quem precisar usar lente de contato deve procurar supervisão médica em vez de recorrer a óticas ou farmácias. Segundo o médico, existe hoje em dia uma banalização com o uso de lentes de contato. Muita gente compra por conta própria, principalmente, os adolescentes, que são muito afoitos em substituir os óculos pelas lentes sem se preocupar com os cuidados necessários de higiene do produto ou com os efeitos colaterais à visão, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário